Momentos reflexivos (Parte 2)

    Para a minha última postagem sobre o livro "PEDAGOGIA DA AUTONOMIA: Saberes necessários à prática educativa", trago o trecho "às vezes, mal se imagina o que pode passar a representar na vida de um aluno um simples gesto do professor. O que pode um gesto aparentemente insignificante valer como força formadora ou como contribuição à do educando por si mesmo” (FREIRE, 2002, p. 19), que me fez lembrar de alguns professores que passaram em minha vida e em como suas palavras foram acalentadoras, o que sempre me motivou a continuar. Além disso, recordei da nossa ação para doação de livros para os alunos e alunas dos 9°s anos, que acompanhamos nesse último ano, e apesar de ficarmos um pouco decepcionados por não termos conseguido livros para todos, ficamos felizes por poder proporcioná-los através dos nossos livros favoritos, em um sorteio, as mesmas sensações que nos causaram. É sobre isso, um ato que os estimulará a leitura e trocas entre eles, que nos acolheram tão bem. Resolvemos finalizar esse ciclo dessa forma, não os esqueceremos e tenho certeza que esse sentimento é muito recíproco. 

    Por fim, outro ponto extremamente importante e que tem sido parte da nossa realidade são as greves justas geradas por professores completamente insatisfeitos. Não há mais ninguém, exceto o professor, que saiba como a rotina é cansativa e a dificuldade que é abdicar de certas coisas em prol da sua profissão. Por mais que a sociedade não apoie professores grevistas, os mesmos precisam saber que essa é “[...] uma forma de luta contra os poderes públicos pela educação, de um lado, é a nossa recusa a transformar nossa atividade docente em puro bico [...]” (FREIRE, 2002, p. 27). Os frutos da educação são colhidos por toda a sociedade, por isso a importância de apoiar os professores em suas causas. A escola é constituída pela comunidade que a cerca e o professor é responsável por fazer a união entre eles, “Me movo como educador porque, primeiro, me movo como gente” (FREIRE, 2002, p. 37).


Referência bibliográfica: FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. P. 1–54, 2002. 

Comentários

Postagens mais visitadas