Nona reunião

    O nosso nono encontro/reunião ocorreu no dia 31/03. Nele, discutimos acerca de como aconteceu o primeiro contato dos pibidianos com as escolas, através do modo remoto. Foram esclarecidas algumas dúvidas sobre o plano de ação e a sua importância para levar nossas propostas para a escola pública.

    Em um segundo momento, assistimos ao vídeo “A escola e as práticas de linguagem contemporânea”. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=IrL7dBRMlaE&t=240s

Destaquei alguns pontos que considerei de extrema relevância para esse momento do PIBID:

·       A linguagem verbal e escrita ainda são consideradas de extrema importância, mas há a necessidade de ampliar os letramentos para melhor envolvimento e resposta do aluno, supondo mais interação e menos hierarquia nesse sistema;

·       A escola tende a lidar mais facilmente com os letramentos mais amplamente conhecidos, tendo receio em trabalhar com culturas digitais;

·       A importância de produzir novos sentidos a coisas que já existam é uma importante característica dos novos letramentos. Para exemplificar isso, é dado o exemplo dos memes.

Por fim, é falado acerca da ideia que os professores têm sobre os alunos já nascerem lidando com tecnologia e, provavelmente, saberem mais que eles. A fala de Jaqueline é importante para destacar que, embora lidem constantemente com isso, nem todos os alunos possuem acesso fácil e constante às ferramentas digitais. A tecnologia e as ferramentas digitais são grandes aliadas aos novos letramentos. Esse período remoto tem evidenciado a importância do professor e aluno se ajudarem e unirem seus conhecimentos tecnológicos, em prol de uma aula fluida e colaborativa.


Comentários

Postagens mais visitadas