Nona reunião
O nosso nono encontro/reunião ocorreu no dia 31/03. Nele, discutimos acerca de como aconteceu o primeiro contato dos pibidianos com as escolas, através do modo remoto. Foram esclarecidas algumas dúvidas sobre o plano de ação e a sua importância para levar nossas propostas para a escola pública.
Em um segundo momento, assistimos ao vídeo “A escola e as práticas de linguagem contemporânea”. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=IrL7dBRMlaE&t=240s
Destaquei alguns pontos
que considerei de extrema relevância para esse momento do PIBID:
· A
linguagem verbal e escrita ainda são consideradas de extrema importância, mas
há a necessidade de ampliar os letramentos para melhor envolvimento e resposta
do aluno, supondo mais interação e menos hierarquia nesse sistema;
· A
escola tende a lidar mais facilmente com os letramentos mais amplamente
conhecidos, tendo receio em trabalhar com culturas digitais;
· A
importância de produzir novos sentidos a coisas que já existam é uma importante
característica dos novos letramentos. Para exemplificar isso, é dado o exemplo
dos memes.
Por
fim, é falado acerca da ideia que os professores têm sobre os alunos já
nascerem lidando com tecnologia e, provavelmente, saberem mais que eles. A fala
de Jaqueline é importante para destacar que, embora lidem constantemente com
isso, nem todos os alunos possuem acesso fácil e constante às ferramentas
digitais. A tecnologia e as ferramentas digitais são grandes aliadas aos novos
letramentos. Esse período remoto tem evidenciado a importância do professor e
aluno se ajudarem e unirem seus conhecimentos tecnológicos, em prol de uma aula
fluida e colaborativa.
Comentários
Postar um comentário