Aula com os alunos da E E Alfredo Gaspar de Mendonça
No dia 12.04, os Pibidianos supervisionados pela profa. Mércia participaram da aula com os alunos dos 9°s anos. Neste dia, o tema norteador da aula foi o "texto dissertativo- argumentativo". Foi trabalhado acerca de todo o seu processo de desenvolvimento, assim como a escolha do tema, título e como constrói sua estrutura. Depois do assunto abordado, Mércia sugeriu uma atividade de fixação que consistia em criarem uma redação. Cada aluno deveria participar dizendo uma frase que ajudaria a construir esse texto e devo dizer que foi uma atividade muito divertida, produtiva, eles amaram.
Projetamos a tela do word e fomos digitando, enquanto eles falavam pelo áudio ou enviavam pelo chat. Os alunos acompanharam todo o processo e houve bastante movimentação no chat, os alunos conversando e sugerindo temas ou frases que pudessem ajudar a criá-lo. Infelizmente não tivemos tempo de concluir, pois o planejado seria reunir todas as frases, reorganizá-las e mostrar para eles o resultado final. No entanto, o texto pronto já vai ser mostrado na aula seguinte. Abaixo vou disponibilizar um trecho da introdução, para que observem como estava sendo montada a estrutura:
Toda a teoria que é
apresentada nem sempre chama a atenção do aluno e, muitas vezes, é na prática
que se consegue entender de fato essa teoria. A empolgação de alguns alunos em
participar e contribuir para a elaboração da atividade, nos motiva a continuar levando
métodos diferentes para facilitar esse processo de aprendizado, que muitas
vezes se torna cansativo.
A experiência foi
incrível! Eu que sempre estive na posição de aluna, pude vivenciar um pouco
sobre como é estar do outro lado, vivendo sob os olhares atentos dos que
desejam conhecimento. Há um misto de nervosismo e expectativa em poder proporcionar
algo bacana para eles. Mas senti falta de que todos da turma se pronunciassem,
embora sei que isso é bem difícil de acontecer por diversos fatores que fogem
do nosso controle.
Comentários
Postar um comentário