Pibid e PRP como espaços de aprendizagem na e para a formação de professores
Ontem, dia 24.03, não tivemos um encontro, mas nos foi recomendado assistir à live sobre: “Pibid e PRP como espaços de aprendizagem na e para a formação de professores”, ministrada pela professora Suzana Barrios.
Suzana iniciou sua fala abordando acerca da importância desses projetos, PIBID e PRP, como programas essenciais para complementar uma boa qualidade na educação, por proporcionar momentos de práticas da profissão docente. A educação é um dever do Estado e um direito universal, dessa forma, o Estado deve fornecer meios para existir uma educação pública acessível e de qualidade. No entanto, segundo a professora Suzana, a escola enfrenta o desafio de ser vista como obrigatória e não como algo para o bem comum.
Durante sua apresentação, ela nos trouxe alguns questionamentos que são de extrema importância refleti-los. São eles: Queremos apenas uma educação voltada para o mercado de trabalho? De que professor e de que formação de professores precisamos? Que educação é essa que não prioriza a universidade como um espaço de formação para o docente?
De
acordo com Suzana, no início, a LDB colocava o professor no lugar de instrutor.
Avançando, em seguida, e abrangendo a função de professor para além da sala de
aula, pensando na escola com um todo, mas ainda não tinha saído dos muros das
escolas. Com o passar das suas transformações, o professor vai ficando cada vez
mais atarefado, com mais registros e alunos, sendo tirado cada vez mais dos
seus momentos reflexivos e de pesquisa.
O PIBID e o PRP são importantes meios para pensarmos em
como construirmos uma educação de qualidade, e em como esse processo vem
acontecendo. Importante, também, para pesquisar, por lidarmos com a experiência
necessária. Sendo assim, esses projetos nos fornecem conhecimento pedagógico
essencial para nossa formação de professores.
Por fim, trago duas falas de Suzana Barrios que
destaquei:
- “Os professores são
produtores de conhecimento e não reprodutores”.
- “Não tem formação de
qualidade que se sustente com um professor trabalhando manhã, tarde e noite,
devido aos baixíssimos salários”.
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