A abordagem metodológica da etnografia visando o trabalho com os letramentos
Oi pessoal!
Não tivemos reunião no dia 03/03. No entanto, nos foi passado uma atividade para essa semana, que consistia na leitura de dois artigos (segue abaixo) e responder à duas perguntas propostas pelos coordenadores.
Artigo 1: “O Ingresso nas Práticas Docentes dos Letramentos Sociais”
Artigo 2: “Pedagogia Transmídia:
reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura da
convergência”
Artigo
1: “O Ingresso nas Práticas Docentes dos
Letramentos Sociais”
b) Analisar onde pode ser vista ou entrevista a noção de WINKIN (1998) do “saber estar com!”, que aponta para a postura de não neutralidade do pesquisador no campo.
Esse fato é notado quando o grupo da aluna Dimonte, sai do papel de um professor que apenas dita o que deve ser feito e passa a ouvir a realidade e a necessidade dos alunos. Diante disso, eles abdicam de um planejamento inicial e criam meios para que os alunos se sintam mais interessados. Nesse caso, apresentam um filme como o primeiro contato com a obra e o uso de cordéis, já que os alunos haviam demonstrado tal interesse.
Artigo 2: “Pedagogia Transmídia:
reflexões sobre uma proposta de leitura literária dentro da cultura da
convergência”
a) Indicar em que medida o trabalho pedagógico proposto pode ser relacionado à noção de WINKIN (1998) do “saber ver!”, ou seja, saber rever e repensar suas crenças, valores, conhecimentos cristalizados em função de uma determinada experiência com o “outro”.
Essa
questão é esclarecida quando é detalhado acerca da falta de diálogo que existia
entre os bolsistas e a escola. A escola dispôs no calendário um evento de
culminância do projeto de leitura, que planejava a leitura de clássicos
universais, feitas pelos alunos. No entanto, os bolsistas alteraram isso e
trouxeram livros mais próximos das realidades dos alunos, o que acabou deixando-os
ainda mais criativos e envolvidos com os projetos.
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